quarta-feira, 27 de abril de 2011

Toxoplasmose Congênita

A toxoplasmose é uma doença causada pela infecção do organismo por um protozoário esporozoário parasita, o Toxoplasma gondii. 

A transmissão ocorre pelo contato humano com as fezes contaminadas de animais domésticos, principalmente de gato. Este animal contrai a doença através do hábito alimentar, por meio da ingestão de presas infectadas (ratos e pássaros contaminados). No aparelho digestório destes felinos os protozoários se proliferam, sendo eliminados juntamente com as fezes, e assim podendo contagiar outros animais e até mesmo o homem. 

Geralmente é uma doença assintomática e benigna, com sintomas muito variados dependendo da imunidade do paciente, contudo pode causar lesões oculares, ocasionando a perda parcial da visão ou mesmo a cegueira. 

Em mulheres gestantes pode causar graves consequências, pois podendo o parasita ultrapassar a barreira placentária acometendo o feto (toxoplasmose congênita), instala-se no sistema nervoso provocando hidrocefalia e atrofia cerebral ou também afetando outros órgãos, atacando o fígado induzindo anemia. 

Entre as formas sintomáticas da toxoplasmose estão: contágio brando; contágio do sistema nervoso e gânglios; contágio ocular; e contágio do miocárdio e dos pulmões. 

O tratamento só é indicado nos casos de doença em órgãos como coração, olhos ou durante a gravidez. Em pacientes com AIDS o tratamento é obrigatório e por tempo indeterminado para evitar a progressão da doença. 

Destacam-se como medidas profiláticas, os cuidados básicos de higiene pessoal e manejo adequado de animais domésticos e seus excrementos.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário