sábado, 12 de março de 2011

Difteria

Introdução - A difteria ou crupe é uma doença infectocontagiosa causada pela toxina do bacilo Corynebacterium diphteriae, que provoca inflamação da mucosa da garganta, do nariz e, às vezes, da traquéia e dos brônquios.
Difteria vem do grego dipthera, couro, cabedal, uma alusão à pseudomembrana aderente vista no fundo da boca dos doentes, um nome escolhido pelo médico francês Armand Trousseau em 1855.
A difteria foi, antes da era das vacinas, uma das doenças mais temidas e prevalentes, com epidemias mortíferas. Entre 1735 e 1740, 80% das crianças da Nova Inglaterra, EUA, morreram vítimas da doença. Nos anos 1920, houve muitos casos por todo o mundo, e 15.300 mortes só nos EUA.
O antídoto foi pela primeira vez desenvolvido pelo médico alemão Emil von Behring, cerca de 1890, pelo que ganhou o Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia. A vacina só foi desenvolvida logo após a Segunda Guerra Mundial.

Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Difteria

O que é difteria ? 


A difteria é uma doença do trato respiratório superior caracterizada por dor na garganta, febre e uma membrana aderente na amídala da faringe e/ou nariz. A difteria é causada pela bactéria corynebacterium diphtheriae.Difteria é uma doença altamente contagiosa, espalhada por contato físico direto ou ao respirar secreções de pessoas infectadas. A difteria já foi muito comum, mas vem sendo erradicada em todo o mundo com os programas de vacinação infantil.



Sintomas da difteria


A forma respiratória tem um período de incubação de 1-4 dias. Os sintomas incluem: fadiga, febre, garganta dolorida e dificuldade para engolir. Crianças infectadas têm como sintomas: náusea, vômito, calafrio e febre alta, embora algumas não apresentem sintomas até que a infecção esteja em estágio avançado. Alguns pacientes podem desenvolver pressão baixa. Efeitos de longo prazo incluem neuropatia periférica e cardiomiopatia.

Tratamento da difteria

Em casos mais severos de difteria os nódulos linfáticos no pescoço podem inchar, e fica difícil respirar e engolir. Pessoas nesse estágio devem procurar ajuda médica imediatamente, uma vez que a obstrução da garganta pode requerer traqueotomia. Ainda, uma elevação na freqüência de batimentos do coração pode causar parada cardíaca.Difteria também pode causar paralisia no olhos, pescoço, garganta ou músculos do aparelho respiratório.
Pacientes de casos severos são colocados em unidades de tratamento intensivo de hospitais e são administrados medicamentos anti-toxina e bactericidas como penicilina e eritromicina. 



Fonte : 


Nenhum comentário:

Postar um comentário